00:00 - 28/04/2011

Com perspectivas de crescimento do setor, empresas de aviação abrem vagas para aeronautas e aeroviários

Fonte: oglobo

Ione Luques

RIO - O mercado de trabalho no setor de aviação está em alta. Atentas à perspectiva de crescimento do setor aéreo no país, empresas estão abrindo oportunidades de emprego em diferentes especialidades, seja para trabalhar em terra (aeroviários) ou a bordo dos aviões (aeronautas). Gol, TAM e Azul são algumas das empresas que estão contratando. Até sexta-feira, por exemplo, é possível se inscrever para 160 postos de controlador de tráfego aéreo oferecidos pelo Departamento de Controle do nEspaço Aéreo (Decea).

- Gol - A empresa anunciou a abertura de 350 vagas este ano. As oportunidades são para as tripulações técnica (co-piloto e comandante) e comercial (comissários de bordo). De acordo com a assessoria de imprensa da empresa, 29 comissários de bordo já foram promovidos a chefes de cabine e, para 2011, a empresa pretende promover 260 aeronautas, além de contratar outros 350. Os interessados podem se cadastrar diretamente no site da companhia . Os candidatos devem comprovar que possuem, no mínimo, as licenças e habilitações técnicas concedidas pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), conforme critérios e requisitos expedidos pelo órgão.

Além dos benefícios e salários alinhados com os padrões do mercado, no último ano, a companhia implantou uma série de melhorias para garantir a qualidade de vida dos funcionários. Entre as medidas adotadas, passou a subsidiar até metade do valor da mensalidade do plano de saúde e criou a Diretoria de Serviços Compartilhados (DSC), que é específica para atender às necessidades dos tripulantes de forma mais simples. A companhia realizou ainda um estudo sobre a remuneração de aeronautas no mercado brasileiro. A partir da análise do cenário, efetuou, em setembro do ano passado, o reajuste salarial de 18% na hora de voo dos copilotos e de 20% para comissários.

- TAM- Atualmente, a TAM possui mais de 900 vagas abertas, tanto para trabalho em terra, como para tripulação. Entre os cargos oferecidos estão copiloto de Airbus, arquiteto, auxiliar administrativo, auxiliar fiscal, coordenador de projetos, especialista em TI, analista de compras, analista de planejamento e gestão, entre outras. Os interessados em trabalhar na companhia podem conferir as vagas disponíveis no site da TAM. . A empresa não divulgou os valores das remunerações.

- Azul - A Azul tem mais de 100 vagas abertas dos mais diversos cargos: comandantes e copilotos, técnicos de manutenção de aeronaves, analista financeiro, agente de carga, agente de aeroporto, analista de desenvolvimento de RH e supervisor de atendimento ao cliente (call center), entre outras. O perfil técnico varia de acordo com as atribuições do cargo pretendido, mas, como perfil comportamental, independentemente da função, a empresa busca profissionais com as seguintes competências:

Capacidade de análise, poder de decisão, foco no cliente, habilidade para trabalhar em equipe, iniciativa, habilidade de comunicação e gestão de conflitos e, principalmente, adesão aos valores da companhia. A remuneração varia de acordo com o cargo e é definida através de pesquisas de mercado, mas os profissionais contratados têm direito a alimentação, assistência médica e odontológica e plano de previdência privada. Os interessados podem se inscrever no site da empresa.

Rua Brasil 1250 - Bairro Aeroporto
CEP 89.560-000 - Videira - Santa Catarina
Fone: (49) 3566-2576 - Cel.: (49) 99960-8470
Fax: (49) 3566-0670
e-mail: faleconosco@aeroclubevideira.com.br

Webmail